Ambiente do docente

Nesse espaço, você encontrará orientações e dicas para que suas webconferências ocorram da melhor forma possível.
Conte conosco e boas aulas!

Orientações gerais:


Para acessar o ambiente de aprendizagem e participar da sua webconferência, clique aqui.


Se for seu primeiro acesso, utilize o usuário e a senha enviados diretamente para o seu e-mail. Lembre-se de checar também o spam.


Caso não localize o e-mail, insira seu CPF (sem pontos e traços) no campo de usuário e clique em
"Esqueci a senha". Assim, você receberá um e-mail com o link para redefinir sua senha.


Após acessar o ambiente, clique em "Disciplinas" no menu lateral esquerdo e selecione a disciplina que irá ministrar. Em seguida, vá até a seção "Webconferências" para participar do encontro ao vivo.


Assista ao vídeo abaixo para conferir algumas orientações importantes sobre acesso e atuação nas webs:

Webconferências:


A disciplina tem duração de um mês, com encontros ao vivo geralmente programados para a segunda e quarta semanas. O primeiro momento é dedicado ao estudo de caso, enquanto o segundo serve para o fechamento da disciplina.


  • Primeira Webconferência:

Apresente-se brevemente e incentive os estudantes a abrirem suas câmeras, pois será o primeiro contato ao vivo entre vocês. Neste encontro, que visa trabalhar o estudo de caso da disciplina, é fundamental engajar os estudantes com práticas, discussões e reflexões, garantindo sua participação ativa. Caso você não seja o professor conteudista, recomendamos que acesse o estudo de caso disponível na trilha da disciplina. Se tiver dúvidas, entre em contato com o coordenador da PUCPR para obter orientações mais detalhadas.


  • Segunda Webconferência:

Este encontro tem como objetivo amarrar os temas estudados durante a disciplina. Faça uma síntese dos conhecimentos adquiridos e reserve um tempo para que os estudantes apresentem suas dúvidas finais.


Boas práticas:

  • Apoio visual

    A web não exige a criação de material ou o uso de slides. No entanto, caso você decida utilizar apoio visual durante o encontro, o template pode ser encontrado aqui.



  • Testes os equipamentos

    Acesse a plataforma alguns minutos antes do início para verificar o funcionamento da câmera e do microfone.

  • Siga as orientações

    Realize a web conforme as instruções que você já recebeu, independentemente do número de participantes ao vivo, pois este momento ficará gravado e temos uma boa adesão às gravações.

  • Diferentes etapas do curso

    Reconheça que os alunos podem estar em níveis diferentes de entendimento. Crie atividades que permitam a participação de todos, independentemente da data de ingresso ao curso.


  • Planeje o tempo

    Considere a duração da web e ajuste sua apresentação para não ultrapassar o tempo previsto.

  • Gerencie dúvidas

    Caso receba perguntas dos estudantes que não estejam relacionadas ao conteúdo ou à condução da disciplina, encaminhe-os para entrar em contato conosco via WhatsApp: +55 51 8062-1402.

Práticas não recomendadas:


Material exposto: Evite utilizar materiais que tenham logotipos/identidade visual de outra instituição de ensino ou empresa. 



Ambiente Inadequado: Para não desviar a atenção dos estudantes e comprometer a comunicação, certifique-se de que o ambiente em que você está transmitindo a web esteja organizado e bem iluminado.



Correção de Questões: Evite corrigir questões durante a web, pois alguns estudantes podem não ter realizado as atividades avaliativas ainda.



Falta de Planejamento: Não comece a web sem um roteiro pré-determinado. Planeje os tópicos que deseja abordar com antecedência.

Links úteis: